Sabe aquele cansaço mental ou esgotamento que causa desânimo e afeta o humor, e que por vezes pode causar problemas físicos? Isso pode ser um sintoma de fadiga mental. Pode afetar a vida cotidiana, dificultando o trabalho e relacionamentos entre as pessoas.
A fadiga mental não é um transtorno mental por si só, mas é um sintoma comum dentre outros. No entanto, se não for diagnosticado e tratado, pode levar a um transtorno mental.
A fadiga mental pode ser aguda se for causada por fatores temporários, como estresse ou falta de sono, e crônica se for causada por fatores mais duradouros, como a depressão ou de drogas ou álcool.
Causas
As causas da fadiga mental podem ser:
Estresse, falta de sono, má alimentação, depressão, ansiedade, doenças crônicas, uso de drogas ou álcool.
Os sintomas mais comuns são:
Dificuldade de concentração, falta de motivação, irritabilidade, problemas de memória, dificuldade de manter a disciplina, raciocínio lento, dificuldade de tomar decisões, diminuição da libido, dores musculares e dificuldade de pensar ou resolver problemas.
Com o tratamento adequado, eliminando as causas, pode-se voltar a ter uma boa qualidade de vida.
Ao perceber alguns sintomas de fadiga mental, é importante consultar um médico para determinar a causa e ter e ser indicado a melhor forma de tratamento.
Prevenção
A melhor forma de evitar a fadiga mental é cuidar da saúde física e mental, mudando o estilo de vida, como:
Praticando exercícios regularmente, bons hábitos alimentares, gerenciar o estresse, reservar tempo para a meditação, pausas regulares ao longo do dia, realizar atividades relaxantes, estabelecer limites, entre outros.
Espiritualidade
A espiritualidade é um aliado e um grande apoio para acalmar a mente e reduzir o estresse.
É um caminho individual e a forma de se conectar com a espiritualidade em toda sua essência é íntima e difere de pessoa para pessoa.
No entanto, a fadiga mental pode impactar diretamente a espiritualidade. O cansaço, desânimo e desmotivação dificultam na concentração da oração, meditação ou em outras práticas espirituais.
Tudo isso pode dar a sensação de que a prática espiritual não esteja funcionando.
É importante buscar ajuda para encontrar apoio, não somente de um médico especialista e terapeuta que possa orientá-lo, como voltar-se para a Espiritualidade para encontrar equilíbrio e um propósito de vida.