A doenças mentais são um sério problema de Política de Saúde Pública no Brasil e no mundo.
A Organização das Nações Unidas – OMS, divulgou em junho de 2022 um relatório sobre saúde mental mundial, desde o início do século.
Segundo um levantamento feito pela OMS, quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019, sendo 14% adolescentes.
O suicídio foi responsável por aproximadamente 58% de mortes, ocorridas antes dos 50 anos.
Outros dados informam que em 20 países, a tentativa de suicídio ainda é criminalizada.
A OMS destaca que, além disso, o abuso sexual infantil e vitimização por bullying foram apontadas como as principais causas da depressão.
O que é Transtorno mental?
O Transtorno mental, também conhecido como transtorno psicológico ou transtorno psiquiátrico, afeta as pessoas em seu funcionamento emocional, psicológico e comportamental.
É um mal silencioso, que pode estar presente em qualquer fase da vida, causa sérias complicações, e pode surgir por várias causas afetando pessoas de diferentes faixas etárias.
O Transtorno mental envolve disfunções de pensamentos, emoções, como a percepção e memória, e podem causar sofrimento intenso, e prejudicar a qualidade de vida, podendo ter reflexos na saúde física e nas relações pessoais, sociais e profissionais.
Toda doença mental afeta o psiquismo, vida social, as plenas funções mentais de maneira intensa, provocando desconforto interior, alterando o comportamento, como, raciocínio, a ansiedade, humor, amnésia e concentração.
Causas
Muitas podem ser as causas para o transtorno mental:
· Fatores genéticos, biológicos e ambientais.
· Fatores da própria personalidade do indivíduo.
· Agressões de ordem física e psicológica.
· Alterações no funcionamento do cérebro.
· Intensa ação de estresse.
· Perdas, decepções, frustrações, sofrimento físico.
Sintomas
Os sintomas podem variar muito, mas geralmente incluem alterações nos pensamentos, emoções, afetam o humor, a percepção e memória e podem causar sofrimento intenso, prejudicando a qualidade de vida, ter reflexos na saúde física, e nas relações, pessoais, sociais e profissionais.
Tipos de transtornos mentais
Alguns exemplos de transtornos mentais mais comuns:
- Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade generalizada, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Envolvem medo ou preocupação, comportamentos repetitivos ou pensamentos obsessivos.
- Transtornos de humor
Depressão, transtorno bipolar e ciclotimia. Afetam o humor do indivíduo, levando a episódios de tristeza profunda (depressão) ou oscilações extremas de humor (transtorno bipolar).
- Transtornos de personalidade
Incluem transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade antissocial, entre outros.
Esses transtornos envolvem pensamentos disfuncionais, comportamento e relacionamento.
- Transtornos alimentares
Fazem parte, a anorexia nervosa, bulimia e transtorno de compulsão alimentar. Tem relação direta com a comida e imagem corporal.
Tratamento
A maioria dos transtornos mentais tem tratamento, mas pode ser necessário um acompanhamento a longo prazo. Varia conforme os sintomas e gravidade. Pode ser necessário algum tipo de terapia, como a terapia psicológica, terapia holística ou Psicanálise.
O tratamento medicamentoso, se necessário, é feito pela prescrição de um psiquiatra, e em conjunto com o terapeuta, em trabalho conjunto.
O apoio da família e um novo estilo de vida desempenha um papel importante no tratamento.
Espiritualidade
A Espiritualidade é um aliado no tratamento dos transtornos mentais, pois oferece um referencial positivo no tratamento das doenças mentais.
Apesar da importância da ciência e da medicina, os seres humanos estão envolvidos em seus anseios e desamparo, em busca de respostas para sua existência.
A participação da Espiritualidade e dos grupos religiosos fornecem meios alternativos de auxiliar os pacientes durante o tratamento.
A oração e a meditação podem funcionar para ajudar que os pacientes consigam lidar com a tristeza, medo e dor.
Prevenção
Quando se trata de Transtornos mentais, a melhor prevenção é o autocuidado, que desempenha um papel importante nas estratégias da saúde mental.
Embora nem todos os transtornos mentais possam ser prevenidos, a promoção da saúde mental é fundamental na redução do risco.
Manter um estilo de vida saudável, optar por uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, pode reduzir os efeitos do estresse e da ansiedade.
É fundamental compreender que as doenças mentais não são fraqueza pessoal. Infelizmente, em relação aos transtornos mentais, o preconceito social é uma realidade em muitas culturas. Isso, geralmente, leva as pessoas a não procurarem ajuda.
A conscientização sobre a importância do apoio psicológico para o tratamento de transtornos mentais pode fazer a diferença para uma boa saúde mental e qualidade de vida. Afinal, “mente sã, corpo e espírito são”.