Esse romance nos conta a história de Cassiano, um jovem que morava no interior de São Paulo com parentes desde os quatro anos, quando seus pais faleceram num trágico acidente.

Cassiano acabara de completar 18 anos e fazia bicos no posto de gasolina de seu tio paterno, Jairo. Enquanto isso, distribuía currículos pela pequena cidade, em busca de emprego. Mas seu grande sonho era se mudar para a capital, arrumar um emprego legal e cursar Faculdade de Administração.

Durante a festa de formatura do Ensino Médio, ele se aproximou de Rebeca, uma das garotas mais bonitas do Colégio. Eles mal se falavam, Cassiano era muito tímido, mas nessa noite terminaram juntos. E, por iniciativa da moça, ele teve a sua primeira relação sexual.

Depois da festa, ainda se encontraram algumas poucas vezes, mas só trocaram uns beijinhos. Ele percebeu que Rebeca era muito possessiva e queria namoro sério. Mas Cassiano não renunciava a seu sonho de ir trabalhar e estudar na capital. Além disso, ele não estava apaixonado. Mas a moça estava...

E poucos meses depois veio a notícia que mudaria drasticamente a vida dos dois jovens: Rebeca estava grávida!

A partir daí, Cassiano e Rebeca são obrigados pelo pai dela, um policial truculento, a embarcar numa viagem de caminhos bem difíceis. Embora Cassiano tivesse boas intenções e se esforçasse, a carência afetiva e a falta de maturidade de ambos, levaram a relação deles ao caos. E uma noite, depois de uma forte discussão, o pior aconteceu... E tudo se transformou num terrível pesadelo para Cassiano.

O que acontecerá depois dessa noite? O que será do filho deles? Pelo que Cassiano precisará enfrentar para se livrar dessa culpa, se já carrega outro trauma do passado?

Os acontecimentos que se sucedem comprovam o quanto faz falta para uma criança, o amor e o cuidado de seus pais, e o quão nocivo é o abandono e a indiferença na infância. E esse foi o contexto em que Cassiano e Rebeca foram criados - um ambiente frio, hostil, marcado pela indiferença, pelo desamor...

Mas o Universo sempre promove a seu tempo, a oportunidade para os ajustes necessários a evolução de cada espírito.

Deus sempre concederá, a quem busca, uma nova chance para o arrependimento, para novos aprendizados e de retorno, para melhor refazer caminhos equivocados.

Novos personagens e situações surgem, contribuindo para novos recomeços.

A vida nunca é injusta e sempre surpreende, quando nos dispomos mudar!

Alguns Trechos do Livro

"Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perniciosa do momento em que não podeis governá-la, e que ela tem por resultado um prejuízo qualquer para vós ou para outrem.

O Livro dos Espíritos - Questão 908 - "Quantos não há que creem amar perdidamente, porque não julgam senão as aparências, e quando são obrigados a viver com as pessoas, não tardam a reconhecer que isso não é senão uma admiração material"

O Livro dos Espíritos - Questão 939 - "(...) ia aos poucos (...), tendo a certeza de que o nosso presente está ligado ao passado e o futuro estará inexoravelmente ligado às nossas ações do presente.

"Aprendera a confiar a Deus a sua vida e a receber de braços abertos e coração vibrante de gratidão todas as bençãos recebidas do Pai Celestial."

Autor: Roberto de Carvalho - Espírito: Francisco - Por: Ana Lúcia

Fonte: Livros, resenhas e autores