A magia dos livros toma conta de São Paulo na Bienal

A 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo transformou o Parque Anhembi em um verdadeiro paraíso para os apaixonados por livros. Sendo realizada entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024, a feira reúne milhares de visitantes em busca das últimas novidades literárias, encontros com seus autores preferidos e uma imersão no universo da leitura.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, espera receber mais de 600 mil visitantes durante o evento. 
Com uma programação diversificada, a Bienal atende a todos os públicos. Desde os mais jovens, com espaços dedicados à literatura infantil e juvenil, até os leitores mais experientes.

A área de alimentação da Bienal proporciona um ponto de encontro para os visitantes descansarem, socializarem e fazer um lanche. A praça de alimentação do evento se destaca pela diversidade de opções, com food trucks, restaurantes e diversas opções de lanches e refeições.



A Bienal do Livro de 2024 reúne 211 expositores entre editoras, livrarias, gráficas, autores independentes, transformando o evento em um verdadeiro banquete literário. 

Com uma lista completa de expositores, que abrange desde grandes conglomerados editoriais até pequenas editoras independentes, destacam-se: Grupo Record, Companhia das Letras, Editora Boa Nova, Edições SESC, Ciranda Cultural, Editora Gente, Editora Planeta, Editora Pensamento, Editora Vozes, Harper Collins Brasil, Globo Livros, entre outras. 

Espaços culturais
Além dos stands das principais editoras, a feira conta com uma série de atividades paralelas, segundo informa o site da Bienal do Livro de 2024.
•  Arena Cultural: é um espaço que abriga uma programação diversificada, com debates, palestras, oficinas e apresentações artísticas que abordaram temas relevantes e atuais.
•  Cozinhando com Palavras: dedicado à promoção de debates e reflexões sobre temas relevantes para a sociedade contemporânea. Com uma curadoria cuidadosa, o salão reúne grandes pensadores, escritores, artistas e ativistas para discutir questões como política, cultura, sociedade, meio ambiente e futuro.
•  BiblioSesc: são espaços pensados especialmente no sentido de valorizar o livro e incentivar a leitura. São bate-papos, contações de histórias e apresentações artísticas, entre outros formatos, fomentando reflexões acerca de questões fundamentais.
•  Salão de Ideias: um espaço dedicado aos fãs de quadrinhos, mangás e outras formas de narrativa visual.
•  Espaço Infâncias: o espaço com atividades educativas para os pequenos leitores, como narração de histórias, oficinas temáticas e atividades de curta duração. Traz um repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias, assim como agendas para famílias. 
•   Espaço Cordel e Repente: mostra a vitalidade atual da literatura de cordel, com uma extensa programação que inclui debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas, relevantes ao tema. Além dos escritórios, debates e encontros com autores, o espaço tem uma carreta palco para as apresentações dos repentistas e recitadores.
•   Espaço Educação: o espaço tem a missão de promover encontros e propor a discussão de temas como educação ambiental, inovação, diretrizes públicas, as políticas educacionais, a BNCC, o novo ensino médio, a reforma do novo ensino médio.
•    Papo de Mercado: dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro e focado na troca de experiências. A Bienal do Livro traz outro público do setor, que são autores, tradutores, revisores, e que nem sempre têm espaços para ampliar diálogos. O grande desafio é criar uma programação que seja atraente para esses dois públicos e debater ideias sobre as leis que estão em pauta, as grandes discussões e temas de interesse, como inteligência artificial.

A tecnologia a serviço da literatura 
A Bienal do Livro de 2024, um dos maiores eventos literários do país, inovou mais uma vez ao oferecer aos visitantes um aplicativo completo e intuitivo para facilitar a experiência durante a feira. Baixando o App, os amantes dos livros podem explorar o universo literário de forma prática e personalizada. 

O aplicativo oferece uma série de funcionalidades que tornaram a vida dos visitantes muito mais fácil:

Com o mapa interativo, o leitor navega pelos pavilhões da Bienal com facilidade, encontrando os stands das editoras, palcos, áreas de alimentação e outros pontos de interesse. É possível consultar a programação e a agenda de eventos, desde palestras e debates até lançamentos de livros e oficinas literárias.

Descobrir quais editoras, livrarias e autores estão presentes na feira, com informações sobre seus catálogos e novidades, e encontrar o livro preferido sem dificuldade. 

A Bienal de 2024 nos mostra que a leitura continua sendo uma atividade fundamental para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Ao celebrar a diversidade de vozes e histórias, a feira contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Quem tem interesse em visitar a Bienal do Livro de 2024, pode acessar o site https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html ou baixar o aplicativo da bienal. 

Fonte da imagem: Facebook da Bienal do Livro de 2024