O Albergue Noturno de Itu, através do Projeto Florescer, atende desde maio de 2020, cerca de 20 famílias venezuelanas e ituanas, totalizando cerca de oitenta pessoas.

Inicialmente, o trabalho se deu por um contato do Projeto Brasil – Um coração que acolhe, mantido pela Fraternidade Sem Fronteiras, solicitando ajuda para acolher e abrigar e temporariamente uma família venezuelana que estava vindo morar na cidade de Itu.

A família, composta por um casal, dois filhos e uma jovem grávida seriam inicialmente acolhidos por dez dias, após conhecer mais profundamente o trabalho do Projeto Florescer o Albergue de Itu passou a acompanhar a família por mais quatro meses auxiliando-os em suas necessidades básicas, custeando aluguel, cesta básica, entre outros.

Atualmente, a família conseguiu atingir o autossustento, e a esposa, através do Projeto Bolha de Sabão, também desenvolvido pelo Albergue de Itu, produz sabão com o reaproveitamento de óleo caseiro, ajudando assim a família com mais uma fonte de renda.

Acolhimento
Os critérios de acolhimento propostos pela Fraternidade sem Fronteiras pedem que o acolhedor custeie todas as despesas da família de 90 a 180 dias, caso continuem desempregados. É providenciada toda a mobília e utensílios de casa, e roupas quando necessário.

O Albergue de Itu, procurando ampliar o apoio ao Projeto Florescer, além da proposta de acolhimento das diretrizes da Fraternidade Sem Fronteiras, é responsável pela matrícula das crianças em escolas e creches, cadastros no SUS, busca de empregos, regularização de documentos e outras necessidades.

Os futuros acolhidos são selecionados pela Fraternidade sem Fronteiras em Roraima ou Amazonas e o transporte aéreo é realizado pelo Exército Brasileiro.

Todas as famílias têm acompanhamento do serviço social do Albergue de Itu, que está sempre à disposição para eventuais dúvidas e necessidades. 


"Rita Ramos Cordeiro é escritora, jornalista, articulista, psicanalista, voluntária e desenvolvedora de conteúdo para sites."

Rita Ramos Cordeiro