Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, não mencionou explicitamente a água fluidificada em suas obras.
No entanto, alguns intérpretes espíritas acreditam que seus escritos sobre fluidos e a ação dos espíritos fornecem uma base para a compreensão do conceito. Argumenta-se que a fluidificação da água seria um exemplo de como os espíritos podem utilizar fluidos para imbuir a água com propriedades benéficas.
Em "O Livro dos Espíritos", Kardec, no capítulo II, destaca “que o fluido Universal desempenha papel intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita. Ainda que, sob certo ponto de vista, se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. É fluido, como a matéria suscetível, pelas inúmeras combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir uma infinita variedade de coisas das quais não conheceis senão uma pequena parte.”
É importante esclarecer também o menciona a pergunta 91 do Livro dos Espíritos:
A matéria opõe obstáculo ao Espírito?
“Nenhum; eles passam por tudo. O ar, a terra, as águas e até mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis.”
O que é água fluidificada?
A água fluidificada, também conhecida por água magnetizada ou água fluida, é água comum submetida a um processo de energização, seja por meio da prece, da imposição de mãos ou da irradiação de fluidos de espíritos elevados. Esse processo dá à água propriedades curativas e harmonizadoras, tornando-a um instrumento valioso para o bem-estar físico, mental e espiritual.
Geralmente é utilizada em reuniões de Evangelho no Lar, na casa espírita, e muitas vezes é colocada ao lado da cama antes de dormir para tomá-la no dia seguinte. Tendo o hábito da prece e vibrações harmoniosas, os mentores e espíritos superiores podem magnetizá-la.
Como se prepara?
A preparação da água fluida é um processo simples e acessível a todos. Não existe uma fórmula única, mas alguns elementos básicos costumam estar presentes.
A água utilizada deve ser mineral ou filtrada, livre de impurezas, boa vontade, fé, oração, concentração, pedindo que a Providência Divina e os mentores espirituais abençoem e magnetizem a água.
A elevação do estado vibratório facilita a conexão com o plano espiritual e não é necessário que o recipiente esteja destampado.
Enfatiza-se a responsabilidade e a importância da fé, pois para a eficácia da água magnetizada é necessária a fé, o poder do pensamento que se alinhe aos valores cristãos e espíritas, e a transformação pessoal.
A água fluidificada representa um elemento significativo, como ferramenta para o cuidado espiritual e a busca por bem-estar. É fundamental utilizá-la com discernimento, respeitando os limites da ciência e integrando-a de forma complementar à medicina tradicional, consultando um profissional da área da saúde para diagnóstico e tratamento adequados.