Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Energia negativa, Saúde Mental e a Doutrina Espírita

A relação entre energia negativa, saúde mental e a Doutrina espírita é um tema fascinante que une ciência, espiritualidade e experiências pessoais.

A Doutrina espírita, em particular, oferece uma perspectiva única sobre como as energias que nos cercam podem influenciar nosso bem-estar emocional e psicológico.

Energia Negativa na visão espírita
Na visão espírita, a energia negativa é compreendida como uma vibração inferior, proveniente de pensamentos, sentimentos e emoções negativas. Essas energias podem ser geradas por nós mesmos ou por outras pessoas e espíritos desencarnados, podendo causar pensamentos intrusivo e obsessões, afetando a concentração e a capacidade de tomar decisões.

Os pensamentos e sentimentos influenciam nossa realidade. Ao cultivar bons pensamentos e sentimentos elevados, atraímos energias que se alinham com nossa sintonia.

A oração é importante para nos conectar com o plano espiritual, permitindo, assim, que os Espíritos mais elevados possam se aproximar para nos intuir com boas vibrações.

O estudo da Doutrina Espírita ensina os princípios espíritas para compreendermos melhor a natureza das energias que nos cercam, além de ajudar a aprimorar nosso desenvolvimento espiritual.

Porém, é importante mencionar que nem toda energia negativa é espiritual, muitas vezes podem ser causadas pela própria mente. Caso haja dificuldades significativas que afetem o bem-estar mental, é preciso ser investigado com mais profundidade por um profissional da área da saúde, como terapeuta e psiquiatra.

Saúde mental
A energia negativa, sob a perspectiva da saúde mental, não é um conceito científico concreto como a energia física estudada nas ciências naturais.

É mais um termo utilizado para descrever um estado emocional ou psicológico negativo, como a tristeza, a ansiedade, a raiva ou o pessimismo.

A exposição prolongada a estes quadros emocionais pode desencadear uma série de reações físicas e emocionais, como ansiedade, depressão e insônia.

Emoções e pensamentos intrusivos podem se intensificar ao ponto de causar, por vezes, manifestações de ordem física, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e doenças autoimunes, chamadas, nestes casos, de doenças psicossomáticas. Dificultando, assim, a construção de relacionamentos saudáveis.

A relação entre saúde mental e energias negativas e espiritualidade são temas fascinante e complexos.

Ao cuidar da saúde mental e da espiritualidade, podemos criar um ambiente mais harmonioso e promover nosso bem-estar de forma geral

"Rita Ramos Cordeiro é escritora, jornalista, articulista, psicanalista, voluntária e desenvolvedora de conteúdo para sites."

Rita Ramos Cordeiro