Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Até pouco tempo, o envelhecimento era visto como doença e chegar aos setenta anos não era para todos.

Esta mentalidade não faz mais parte dos dias atuais porque é comprovado que pode ter uma vida saudável também na velhice.

No entanto, com o aumento da expectativa de vida, existem riscos de doenças, por isso a grande importância de uma vida saudável.

O Brasil está envelhecendo rápido e a pobreza é um dos grandes vilões para o envelhecimento. Sem políticas públicas eficientes, não há prevenção e cuidado com os idosos.

É preciso haver programas de incentivo à saúde, principalmente para quem passa dos quarenta anos.

 Exames como o check-up anual é importante para quem passa dos quarenta anos, já que após esta idade os riscos de desenvolver doenças são maiores. Os exames preventivos ajudam a diagnosticar e detectar doenças crônicas, AVC, infarto e tumores.

Atividades físicas são extremamente importantes para a saúde na terceira idade, mas para isso é preciso fazer esta escolha ao longo da vida, pois quanto mais cedo se iniciarem os bons hábitos, maiores serão as oportunidades de se chegar à velhice saudavelmente.

Envelhecer bem é possível, mas primeiro, a empatia, a gentileza e o respeito pelos mais velhos precisa ser algo natural na educação dos jovens, já que um dia todos chegarão lá e precisarão ser amados e acolhidos como seus avós e pais um dia deveriam ter sido.

 

"Rita Ramos Cordeiro é escritora, jornalista, articulista, psicanalista, voluntária e desenvolvedora de conteúdo para sites."

Rita Ramos Cordeiro